quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Especialistas do setor falam sobre táticas usadas na manipulação de gráfico


As pessoas do setor compartilharam seus pensamentos sobre a mais recente controvérsia em torno das alegações de sajaegi, a manipulação de paradas musicais e números de vendas / streaming por uma agência de artistas.

Em novembro, Park Kyung do Block B acusou vários artistas de sajaegi em um tweet e todos os artistas nomeados pelo Idol já anunciaram uma ação legal contra ele. Depois disso, artistas como Kim Gan Ji e Lee Seung Hwan revelaram que receberam ofertas para usar sajaegi em suas músicas.

Kim Na Young e Yang Da Il também enfrentaram recentemente acusações de sajaegi por seu dueto "Goodbye List", depois que a música alcançou o topo das paradas, superando a concorrência, incluindo "Blueming" da IU e a trilha sonora de Taeyeon do Girls' Generation para "Fronzen 2". Em resposta, Yang Da Il disse: "É difícil falar sobre isso em detalhes porque a agência realizou marketing promocional para uma parte dele" e anunciou uma ação legal contra comentários maliciosos.

Na transmissão de 03 de dezembro de "Night of Real Entertainment", da SBS, o noticiário de entretenimento noticiou o assunto com entrevistas de especialistas do setor.

Uma fonte disse: "As pessoas discutem um preço de cerca de 80 milhões de won (aproximadamente 67.196 dólares). O lucro mensal da música é de cerca de 100 milhões de won (aproximadamente 83.994 dólares) se você entrar no top 10 do ranking, por isso não é um negócio perdedor. Ouvi dizer que eles têm cibercafés em uma área rural, dão 20 identificações para cada pessoa e fazem subir ao amanhecer."

Outra fonte disse: "Custou cerca de 100 milhões de won (aproximadamente 84.009 dólares) no passado, mas custa de 100 a 200 milhões de won (aproximadamente 168.018 dólares) agora. Então, ficar no top 10 do ranking é garantindo."

O uso do marketing viral foi descrito como uma possível explicação para certas músicas subindo subitamente nas paradas, e a fonte descreveu isso como uma desculpa. Eles disseram: "Eles criam razões pelas quais ele subiu nas paradas, então eles dão uma desculpa promovendo nas mídias sociais."


Uma membro do setor disse: "As empresas que são maiores  tópicos são 'A' e 'B'. Eles são famosos por serem bons em marketing viral nas mídias sociais." Em resposta, uma fonte da empresa "A" declarou: "Se você está vendo isso de um quadro de sajaegi, só podemos dizer que definitivamente o fizemos não faça isso. Não sabemos como mostrar provas quando não fizemos. O que o membro da Assembleia Nacional disse no ano passado? Eles disseram que somos o 'Druking' para pessoas na casa dos 20 anos. Sentimo-nos desconfortáveis em ser tratados como se fossemos criminosos." Drunking é o pseudônimo de um blogueiro conhecido por manipular os "gostos" e "desgostos" nos comentários online sobre política para influenciar a opinião pública.

Explicando a dificuldade de descobrir a verdade por trás das acusações de sajaegi, um especialista disse: "Se [uma música] não parece nas paradas, o público esquece. Por isso, tudo é colocado em jogo para entrar nos gráficos. Após a assinatura do contrato, eles revelam suas táticas e espaço de trabalho. Eles compartilham isso apenas quando você se torna cúmplice, então não temos escolha a não ser esperar pelo surgimento de um denunciante."

Fonte: Soompi


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